IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte abre processo de submissão para trabalhos científicos até o dia 1º de setembro

Data de publicação: 6 de julho de 2023. Categoria: Sem categoria

4CPD_banner.pngO “IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte: Arte, design, (re)invenção política e transformação social” será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, no modelo híbrido, com espaços virtuais para apresentação dos trabalhos e transmissão online das palestras e mesas de debate com palestrantes (nacionais e internacionais). Presencialmente, o colóquio acontecerá no Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540)

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA – UFC em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Via Campesina e o Centro de Design do Ceará, o objetivo do evento é refletir sobre a interação entre ativistas, movimentos sociais e as áreas do design e da arte, buscando compreender as dinâmicas, potencialidades e controvérsias presentes em diversas ações políticas, desde a Reforma Agrária até movimentos comunitários. Pesquisadores, estudantes e ativistas são convidados a submeterem, até 01 de setembro, resumos expandidos (entre 1000 e 1500 palavras), redigidos em espanhol ou português, dentro dos seguintes eixos temáticos:

[Eixo 01] Design, arte e novos modos de debates políticos

Esse eixo tem como foco as práticas que se formam a partir de agenciamentos acionados pelas produções de artistas e designers e as mudanças sociais produzidas por meio de suas práticas. Como e onde o ativismo, o design e a arte se cruzam na produção, crítica e expansão dos debates políticos na atualidade.

[Eixo 02] Materialidades e performatividades das ações coletivas

Este eixo tem como foco as escolhas formais feitas pelos movimentos no desenho de ações coletivas. Como os grupos de ativistas deram sua própria cara às táticas mobilizadas, dramatizando-as de formas distintas e configurando diferentes estilos de ativismo.

[Eixo 03] Ativismos disruptivos e tecnologias emergentes

Este eixo concentra-se na emergência de novas formas de ações sociais plurais e descentralizadas, impulsionadas e/ou possibilitadas por meio de tecnologias digitais. Considerando como essas transformações reconfiguram o espaço sociopolítico contemporâneo e reposicionam processos, indivíduos e expressões poéticas em torno da resistência e reexistência.

Datas importantes:

Encerramento de chamada de trabalhos: 01/09/2023

Resultado da avaliação: 16/10/2023

Realização do evento: 13, 14, 15 e 16/11/2023

Para mais informações, consulte o site IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte.