Instituto de Cultura e Arte inaugura espaço de pesquisa do acervo bibliográfico da Biblioteca do ICA

Data de publicação: 4 de setembro de 2023. Categoria: Sem categoria

abertura-espaço de pesquisa-01.pngO Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) divulga a abertura, na terça-feira, 05 de setembro, do espaço para pesquisa do acervo bibliográfico da Biblioteca do ICA. Inicialmente, a consulta local funcionará somente em três dias na semana, nas terças, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, na sala do Acervo Bibliográfico (AB207), no andar superior da Biblioteca do ICA. O espaço tem capacidade limitada a nove usuários por vez, e não haverá empréstimo de obras.

Com importantes referências complementares à formação inter-, trans- e multidisciplinar para os estudantes e a comunidade acadêmica, serão disponibilizadas 350 publicações, entre livros, catálogos e periódicos com títulos nas áreas da artes, cultura, comunicação, filosofia, literatura, educação, ciências sociais, ciência política, entre outras. Também integram o acervo cerca de 120 publicações especializadas do Doc.Dança. O acervo reúne doações de importantes instituições nacionais, entre as quais Itaú Cultural, Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Oi Futuro, Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, além de possuir obras de ex-estudantes e servidores docentes e técnicos.

A lista com o material já catalogado pode ser consultada pelos estudantes e comunidade em geral no portal Pergamum UFC, na unidade Biblioteca do ICA – BICA. Outras publicações serão incorporadas ao acervo a cada semana de acordo com a continuidade do trabalho de catalogação e cadastro das obras.

Além do acervo bibliográfico, o espaço dispõe de três cabines e fones de ouvido para consulta do acervo audiovisual produzido pelos estudantes e servidores docentes e técnicos do ICA, assim como consulta a portais de periódicos de acesso público e acervos digitais.

O espaço funcionará a partir da equipe do projeto Doc.Dança, com Coordenação do prof. Paulo Caldas, e bolsistas Alexsamya Quinto, Jefita Castro e Mikael Ryan Araújo, com apoio da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

O acervo de publicações da Biblioteca do ICA conta ainda com a parceria e o apoio da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP).

Sobre a Biblioteca do ICA

A Biblioteca do Instituto de Cultura e Arte – BICA, anteriormente chamada de Materioteca do ICA, está em fase de organização e implantação, desde 2018. Tem uma proposta inovadora de reunir acervos especiais de distintas tipologias – desde bibliográficas, arquivísticas, audiovisuais e indumentárias – e das mais diversas linguagens artísticas, tais como os acervos Figurarte, Doc. Teatro Ricardo Guilherme, Doc. Dança, acervo Coral da UFC, acervo Midiadança e muito mais.

Mais informações: e-mail bibliotecaica@ufc.br