Inscrições abertas para as oficinas do VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA – EU 2021

Data de publicação: 23 de novembro de 2021. Categoria: Sem categoria

Estão abertas a partir desta terça-feira, 23, as inscrições para as oficinas e minicursos da programação do VIII Encontro de Cultura e Arte e da VII Mostra ICA, eventos que integram conjuntamente os Encontros Universitários 2021.

As inscrições para as oficinas e minicursos estão abertas do dia 23 a 28 de novembro, através do formulário de inscrição. As atividades são divididas em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, artes plásticas, além de atividades pedagógicas nas áreas de jornalismo, cultura, lazer e desporto.

A programação formativa dos eventos será realizada ao vivo e online via Google Meet. Serão emitidos certificados de horas complementares para os participantes das oficinas e minicursos.

A programação dos eventos também será composta pelas apresentações de produções dos bolsistas que fazem parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela Secult UFC, e trabalhos artísticos, culturais e técnicos de servidores estudantes do ICA e da UFC, com transmissão pelo canal do YouTube e Facebook da Secult UFC e da Mostra ICA.

Confira mais detalhes abaixo sobre a programação formativa que será realizada em cada dia do evento:

DIA 01/12 – Quarta-feira

OFICINA: AQUARELA BOTÂNICA (1h30min)

Facilitador(a): Larissa Pereira Bezerra

Dia 01/12/2021 (Quarta-feira – Tarde) – 14h

Sobre a oficina:

A atividade será uma oficina de aquarela botânica. O objetivo é aproximar os participantes da vivência artística, independente do grau de familiaridade prévia que eles possuam, sensibilizando o público para a importância do fazer artístico no cotidiano. Público alvo são estudantes e interessados em arte, desenho e aquarela.

OFICINA: DINÂMICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA (1h)

Dia 01/12/2021 (Quarta-feira – Tarde) – 14h

Ao vivo e online via Google Meet (1h) VAGAS: 20

Sobre a oficina:

Tendo em vista que as dinâmicas pedagógicas são ferramentas que contribuem com o ensino-aprendizagem, a introdução destas no âmbito escolar tende a propiciar o desenvolvimento sócio emocional do educando. Por se configurar como recurso pedagógico-educacional-instrucional, o mecanismo – quando utilizado de maneira assertiva – pode servir de ponte para a realização de atividades colaborativas e interativas, além de se configurar como importante ferramenta para organizar atividades didáticas e aplicar conteúdos curriculares.

MINICURSO: TENDÊNCIAS DO JORNALISMO GASTRONÔMICO (1h)

Facilitadores: Maria Thaís Firmino da Silva e Thaiane Firmino da Silva

Dia 01/12/2021 (Quarta-feira – Tarde) – 16h

Ao vivo e online via Google Meet (1h) VAGAS: 20

Sobre a oficina:

O minicurso foi elaborado a partir da verificação da crescente importância que essa especialidade jornalística assume em tempos de acesso a informações voltadas à qualidade e estilo de vida. Nesse sentido, são apresentadas possibilidades de atuação do profissional jornalista que se dedica à temática, bem como explicitada a importância dessa especialidade para o contexto atual.

DIA 02/12 – Quinta-feira

MINICURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO EM DESPORTO E LAZER (1h)

Dia 02/12/2021 (Quinta-feira – Manhã) – 10h

Ao vivo e online via Google Meet (60 min) VAGAS: 20

Sobre a oficina:

O minicurso foi planejado tendo em vista a necessidade de capacitação de corpo discente para elaboração de projeto com vistas à desenvolver previsão orçamentária e captação de recursos para desenvolvimento de empreitadas no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006).

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA – NOVAS NARRATIVAS (1h30min)

Facilitador(a): Aline Rocha Barros

Dia 02/12/2021 (Quinta-feira – Tarde) – 14h

Sobre a oficina:

A oficina tem por objetivo compartilhar o ensino de uma técnica artesanal que está presente em nossa região, de uma forma que se diferencie da prática tradicional, ou seja, o bordado não será aplicado em tecido e sim em fotografia. Serão repassadas algumas das diferentes formas de execução da arte do bordado aplicadas em fotografia, também, apresentar alguns artistas nacionais que se destacam com o uso da técnica.

Os materiais necessários serão: linha (comum ou para bordado), tesoura, agulha de nº 8 ou nº 9, fotografia, papel vegetal, lápis, fita crepe, EVA ou papelão, borracha e uma rolha (opcional).

MINICURSO: GESTÃO DO ESPORTE, LAZER E CULTURA NA ESCOLA (1h)

Dia 02/12/2021 (Quinta-feira – Tarde) – 15h

Ao vivo e online via Google Meet (60 min) VAGAS: 20

Sobre a oficina:

O minicurso foi desenvolvido a partir de vivência em escola da rede pública do estado do Ceará e visa atender demandas relativas à administração do esporte, do lazer e da cultura no âmbito educacional. Para tanto, serão abordadas questões relativas à gestão desportiva e de lazer, com o intuito de capacitar os participantes quanto ao aprimoramento das estratégias e a sistematização da práxis dessas áreas em ambiente escolar.

DIA 03/12 – Sexta-feira

OFICINA DE MODELAGEM EM BISCUIT: HAKU DRAGON, A VIAGEM DE CHIHIRO (1h30min)

Facilitador(a): Helem dos Santos Soares

Dia 03/12/2021 (Sexta-feira – Tarde) – 14h

Sobre a oficina:

Na oficina de modelagem em Biscuit, vamos aprender a fazer um figure action do personagem Haku da animação “A viagem de Chihiro”, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e dicas, para se obter um ótimo resultado.

Mais informações: mostra.ica@ufc.br / arte@ufc.br