ICA, MAUC e Memorial da UFC realizam parceria para preservação de acervos culturais

Data de publicação: 29 de maio de 2019. Categoria: Sem categoria
Higienização da coleção Doc. Teatro Ricardo Guilherme

Higienização da coleção Doc. Teatro Ricardo Guilherme. Foto: Gabriel Marques

Nesta segunda-feira (27/05), o Instituto de Cultura e Arte da UFC, através do seu Setor de Produção Cultural, se reuniu com a equipe do Laboratório de Conservação e Restauro (LACOR) do Memorial da UFC, para apresentação de diagnóstico realizado pelo técnico de conservação e restauro do memorial Roberto Chaves e pela museóloga e diretora do MAUC Graciele Siqueira acerca das coleções e acervos arquivísticos e museológicos do ICA.

O Memorial e o Museu de Arte da UFC (MAUC) estão colaborando com o ICA, desde o ano passado, na concepção de projeto de preservação e difusão das coleções e acervos culturais do instituto, que serão reunidos na Materioteca do ICA, um espaço de 662,09m², integrante do prédio do instituto, no Campus do Pici. Este espaço abrigará todos os materiais e acervos físicos, os quais serão higienizados, catalogados, e, futuramente, disponibilizados para consulta pública, de modo a possibilitar um vislumbre de um panorama geral da produção artística e cultural do instituto, fortalecendo sua importância institucional e colaborando para a pesquisa e acesso público das produções de seus diversos cursos.

O projeto Materioteca do ICA está sob gestão da direção do instituto, representada por seu diretor Sandro Thomaz Gouveia e pela coordenadora de programas acadêmicos Daniela Dumaresq, e pelos produtores culturais Jocastra Holanda, Tobias Gaede e Henrique Rocha. Neste ano, somam-se à equipe do projeto os bolsistas: Maria Martins, Andressa Glenda, Andreza Hana, Crisna Sampaio, Ana Clara Rocha, Geferson Pereira e Kennedy Filho.

O projeto também integra o projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão dos Acervos do Instituto de Cultura e Arte“, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza, da Secultfor, realizado em parceria com a Fundação Astef.

Informações: Setor de Produção Cultural do ICA – telefone: 3366.9222