“Folharal”, espetáculo criado por professora dos cursos de Dança do ICA, estreia temporada no Teatro Dragão do Mar nesta quinta-feira (9)

Data de publicação: 8 de março de 2023. Categoria: Sem categoria
Imagem:

“Folharal” resulta de processo de pesquisa e criação artística que leva à conexão com a terra e a modos de vida não hegemônicos e não humanos (Foto: David Leão)

O espetáculo Folharal, que reúne dança e música, entra em cartaz nesta quinta-feira (9), às 19h30min, no Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), e segue em temporada nas demais quintas-feiras até o dia 30 de março.

Dirigido pela artista e professora dos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) Emyle Daltro, com atuação dela e do multi-instrumentista, professor e graduado em Música pela UFC Bruno Esteves, o espetáculo explora a relação entre a arte e a natureza, e apresenta reflexões acerca da decolonialidade, da memória e da ancestralidade.

Folharal ativa memórias que agem e nos impulsionam a cuidar do que/de quem parece diferente de nós e do que em nós ainda seja capaz de se diferir, para podermos nos conectar ao outro, tecendo processos de constituição mútua, como anunciam os criadores.

Estreado em outubro de 2019, em Fortaleza, o espetáculo integra o projeto de pesquisa “Arte, decolonialidade e invenção”, coordenado por Emyle Daltro, junto aos cursos de graduação em Dança do ICA/UFC. Nessa nova versão do trabalho, foi experimentado inventar dança, música e histórias com folhas, pesquisando movimentos, estados de presença, sonoridades, sensações e imagens, bem como estabelecendo conexões com a infância.

A apresentação tem duração média de 45 a 50 minutos e é livre para todos os públicos. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira) e podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do Teatro Dragão do Mar. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Direção e dança: Emyle Daltro

Trilha sonora: Bruno Esteves

Interlocução dramatúrgica: Andreia Pires

Desenho de Luz: Wallace Rios de Oliveira