Exposição que comemora vinte anos do Projeto Balbucio é aberta a partir de sexta-feira (18), no Museu de Arte da UFC

Data de publicação: 16 de agosto de 2023. Categoria: Sem categoria

Balbucio 20 é uma mostra que celebra vinte anos de formação do coletivo de artistas cearenses surgido, em sua maioria, de alunos do Curso de Comunicação Social da UFC. Em seu período ativo (2003 a 2011), realizou seminários e exposições, bem como produziu obras em diversas linguagens artísticas. Deixou uma produção bibliográfica composta por matérias em jornais e revistas, por ensaios e artigos acadêmicos, por trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

“[…] o Projeto Balbucio inaugura formalmente, no Ceará, a pesquisa acadêmica voltada para as relações entre teoria e metodologia científicas e processos de criação artística contemporâneos. De fato, a formalização do coletivo como projeto de extensão da UFC, em 2005, e a defesa dos trabalhos monográficos e dissertações de mestrado entre 2006 e 2013 anteciparam mesmo a criação dos cursos de graduação e pós-graduação em artes dentro e fora da UFC e trabalhos publicizados a partir deles”, afirma a equipe realizadora do evento.

A mostra tem sua abertura marcada para esta sexta-feira (18), às 13h, e vai até o dia 29 de setembro, no Museu de Arte da UFC (MAUC).

A exposição é aberta ao público e livre para todas as idades, e conta com uma performance livre, em torno do reencontro de André Quintino Lopes, Antonio Wellington de Oliveira Junior, Edmilson Forte Miranda Junior, João Vilnei de Oliveira Filho e Tobias Sandino Gaede, ao redor dos arquivos do Projeto Balbucio, doze anos depois do encerramento formal de suas ações coletivas.

SERVIÇO:

Balbucio 20 (Exposição)

De 18 de agosto, às 13h, até 29 de setembro

Endereço:

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC)

Avenida da Universidade, 2854 – Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE – Brasil

tel: +55 85 3366-748

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em alguns sábados, o Mauc funciona das 9h às 13h com uma programação especial. A data é confirmada previamente nas redes sociais.

Não funciona em feriados.

Realização:

MAUC