Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC inauguram exposições no Museu de Arte Contemporânea do Ceará no próximo sábado (29)
Data da publicação: 25 de abril de 2023 Categoria: Sem categoriaEstudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Ceará inauguram no próximo sábado (29), às 17h, duas exposições no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), em Fortaleza. Ambas permanecerão abertas à visitação do público até 2 de julho, às 17h30min, com entrada gratuita.
Com realização de Wes Vianna e curadoria de Lucas Dilacerda, a mostra Revisitando os medos da infância é uma experimentação no real que mescla ficção e fabulação a partir da fotografia expandida. O encontro entre linguagens experimenta a possibilidade de a fotografia fazer corpo com o mundo, por exemplo, com galhos e flores. Nesse sentido, a relação entre matéria e memória é importante porque todas as propriedades que podem ser percebidas por nossos sentidos tornam possível o acesso à memória, embora ela não esteja em nenhum lugar no espaço.
Mestrando em Artes pela UFC, Wes Viana pesquisa interseções entre as Ciências Humanas, especialmente entre os campos da arte e da análise de discurso, com ênfase na teoria da fabulação e na montagem como método, para exercitar uma prática discursiva crítica e clínica, a partir da imagem como linguagem. Para o artista, uma análise de discurso crítica e clínica cartografa fluxos minoritários que as pessoas gradualmente deixaram de ver e de ouvir, impedidas pelas luzes que cegam. Nesse sentido, trata a fotografia como uma nova forma de iluminar o mundo.
A exposição é composta pelas obras Anome (2019), Caminho para o recalque (2019), Medo de mudar (2019), Ele me olhou de volta (2019) e Coçava muito, doía mais (2019).
Já em Como desorganizar um organismo?, o artista visual plantomorpho apresenta imagens que se relacionam historicamente com o imaginário produzido pela ciência, que resulta em releituras que se aproximam da ficção, tensionando os limites entre verdade e imaginação. Por meio do desenho científico, plantomorpho, também mestrando em Artes pela UFC, expõe os modos pelos quais a ciência intervém sobre a realidade do mundo natural, seus processos de investigação e instrumentação do mundo.
Na mostra com curadoria de Lucas Dilacerda, mais um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, as ciências da natureza oferecem o suporte conceitual de sua pesquisa, do qual extrai ideias, imagens e representações, para depois intervir sobre elas e produzir outros significados. As plantas são um elemento recorrente na produção do artista desde 2017, revelada no interesse pelo uso da própria materialidade vegetal, aparecendo em diferentes trabalhos através de formatos e procedimentos diversos.
Serviço
Exposições Revisitando os medos da infância e Como desorganizar um organismo?
Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.
Entrada gratuita.
Fonte: Lucas Dilacerda, mestrando em Artes pela UFC e curador das exposições – e-mail: lucasdilacerda3@gmail.com