Estão abertas, até o dia 15/03, as inscrições para o curso de extensão “Caminhos da docência”

Data de publicação: 8 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

Docentes do ensino superior ativos ou em formação podem se inscrever, até o dia 15 de março, no curso de extensão “Caminhos da docência”, através de formulário on-line. O curso tem carga horária de 40h e acontecerá de 22 de março a 21 de julho, nas quartas-feiras das 17h às 19h, nas modalidades presencial (30h) e EAD (10h). As aulas presenciais acontecerão no Instituto de Cultura e Arte da UFC.

Ministrado por Jacqueline Ramos, doutora em educação pela UFC e pedagoga do ICA/UFC, o curso pretende articular teoria e prática nas áreas de Educação, docência e formação de professores no Ensino Superior. A estrutura adotada para o curso contempla princípios e pressupostos fundantes para o ato de ensinar, promovendo a releitura das práticas e dos conteúdos a serem ensinados, ultrapassando o “pedagogismo” e o “conteudismo”, harmonizando uma estrutura fundante do curso para uma docência crítica e contextualizada.

Programação:

Unidade I – Introdução e vivências no campo da docência

Aula 1 – 22/03/23 – O ato de ensinar e discussão do plano de ensino do curso

Aula 2 – 29/03/23 – Planejamento didático para o ensino superior

Aula 3 – 05/04/23 – Os caminhos da docência – Como nos tornamos docentes universitários?

Aula 4 – 12/04/23 – discussão guiada do texto Educação escolar: políticas, estrutura e organização (São Paulo, SP: Cortez). Atividade com roteiro de leitura

Unidade II – O ato de ensinar; planejamento didático e avaliação

Aula 5 – 19/4/23 – Introdução à didática do ensino superior e experiência docente com estudantes indígenas e quilombolas – Prof. Adriano Castorino (UFT)

Aula 6 – 03/05/23 – Método e metodologias: quais as diferenças?

Aula 7 – 10/05/23 – Observação de aula da graduação (com roteiro de observação)

Aula 8 – 17/05/23 – Discussão sobre o que foi observado com base na bibliografia: CANDAU, Vera Maria (Org). A didática em questão. 33 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. (EaD)

Unidade III – Regência em espaços não convencionais

Aula 9 – 06/06/23 – Oficina sobre elaboração de planos de ensino (ênfase no planejamento, metodologias e avaliação do ensino e da aprendizagem)