Curso de Teatro recebe nota máxima em avaliação do Ministério da Educação e confirma padrão de excelência

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Sem categoria

A Universidade Federal do Ceará confirma, mais uma vez, a excelência de seus cursos de graduação. O Curso de Teatro-Licenciatura acaba de conquistar conceito 5, a nota mais alta na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Durante o período de 13 a 15 de setembro, uma comissão designada pelo ministério analisou documentos e realizou visitas e reuniões virtuais com integrantes do curso para avaliar aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Imagem: Jovens aparecem sentados e em pé nos degraus de uma escada cinza posando para a foto. Todos estão com uma mão espalmada, fazendo referência à nota 5 do curso

O processo de avaliação contou com a mobilização e o engajamento de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e até de outros setores da Universidade (Foto: Raiane Ferreira)

Para a coordenadora da licenciatura em Teatro, Profª Juliana Carvalho, a organização e a sistematização de documentos comprobatórios de ações, projetos e produções, e o senso de coletividade foram fundamentais para a boa percepção dos avaliadores sobre o curso. De acordo com ela, o processo de avaliação contou com a mobilização e o engajamento de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e até de outros setores da Universidade. “Esse é um trabalho que não dá para fazer se não tiver a colaboração não só do colegiado mas da Universidade [em sua totalidade]”.

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação, por exemplo, forneceu orientações e indicadores de como funciona a avaliação; já as Pró-Reitorias de Extensão (PREX) e de Assistência Estudantil (PRAE) forneceram informações sobre estágios e bolsas discentes; enquanto as coordenações de outros cursos, como os de Dança e Design-Moda compartilharam suas experiências nas recentes avaliações.

A coordenadora lembra também da atuação dos atores que integram o curso: corpo docente disponibilizou as produções desenvolvidas nos últimos anos; estudantes participaram ativamente de reuniões estratégicas sobre o processo avaliativo; e servidores técnico-administrativos deram o suporte e as orientações necessárias sobre a documentação.

“Estudamos os documentos regulatórios, as diretrizes curriculares, as determinações do MEC e principalmente o instrumento de avaliação dos cursos de graduação. A partir dos determinantes e dos referenciais de qualidade desse instrumento, a gente trabalha internamente no curso para que o currículo seja de melhor qualidade, mais flexível e atenda aos critérios de qualidade do Ministério da Educação”, explica Jacqueline Ramos, pedagoga do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Em avaliação anterior, realizada em 2013, o curso obteve nota 4, também considerada de excelência pelo MEC. O Prof. Pedro Henriques, atual vice-coordenador, lembra que, naquela época, mesmo com três anos de existência, a graduação já possuía boa produção e um corpo docente e discente de qualidade, mas que estava em uma sede provisória, localizada no bairro Benfica.

Agora, 10 anos depois, o curso tem um espaço próprio, na sede do ICA no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e mais ações. “Ainda temos muita luta, mas temos um curso estruturado, que já faz parcerias com outros institutos culturais da cidade, o que leva a nossa atuação para além dos muros da Universidade”, avalia.

RECONHECIMENTO – A alegria da Profª Juliana Carvalho não é somente pela conquista da nota máxima no MEC, mas principalmente por observar o esforço coletivo e as produções do curso. “É a gente se olhar em um espelho que mostra que estamos dando o melhor”, comemora.

Atualmente o curso conta com sete projetos e grupos de pesquisa, cinco projetos de iniciação à docência, sete projetos de extensão, além de ações em nove escolas por meio dos Programas de Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência.

“Esperamos também com essa nota conseguir vaga de professor, mais recursos, que o curso seja reconhecido como um produtor de arte e cultura dentro e fora da Universidade, porque vamos para a comunidade, vamos para as escolas. Então a gente recebe a nota com muita alegria e satisfação, porque foi um trabalho gigantesco”, finaliza.

SAIBA MAIS – Apesar de ter sido criado em 2009, não foi ali que começou a história do Curso de Teatro-Licenciatura na UFC. As bases dessa graduação remontam a 1961, com a instituição do Curso de Arte Dramática (CAD) da UFC, que funcionou de 1963 a 2009 como importante formador de artistas teatrais na capital cearense. Em julho de 2009, foi criado o Curso de Artes Cênicas da UFC (atualmente Curso de Teatro-Licenciatura) como graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Desde que iniciou as atividades, em 2010, o curso já graduou discentes de nove turmas que hoje atuam na educação básica e em instituições do ensino superior, em espaços culturais, em coletivos teatrais e em organizações da sociedade civil.

Fonte: UFC Informa | Profª Juliana Carvalho, coordenadora do Curso de Teatro-Licenciatura – e-mail: coordteatro@ufc.br