Coletivo Areia e cursos de Dança do ICA/UFC realizam o projeto Conferências Dançantes, que em junho acontecerá nesta quarta (28) no Teatro Universitário Paschoal Magno (Tupa)

Data de publicação: 26 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

O Coletivo Areia e os cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) apresentam o projeto Conferências Dançantes, o qual realiza ações mensais de fevereiro a setembro de 2023, em diversos lugares culturais de Fortaleza. Em junho, a apresentação ocorrerá no dia 28 de junho, quarta-feira, no Teatro Universitário Paschoal Magno (Av. da Universidade 2210, Benfica), a partir das 19h. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente em um formulário on-line, que também está disponível nas redes sociais do Coletivo Areia e no site dos cursos de Dança da UFC. Além disso, os interessados podem realizar a inscrição presencialmente no Tupa no dia do evento.

Neste mês, a participação é de Cecília Calaça, artista visual, doutora em Educação pela UFC e mestra em Artes Visuais pela Unesp. Ela também coordena a linha de pesquisa Africanidades Brasileiras e é vice-líder do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, vinculado ao IFCE. Sua conferência, com o título de “Transmutação”, tem como intuito revisitar, de modo geral, os valores civilizatórios dos povos africanos e enfatizar a representação gráfica da energia vital, que impulsiona tanto os seres humanos, quanto outras espécies ou formas de vida.

Os interessados em comparecer são orientados a portar uma garrafa com água e usar roupas flexíveis que permitam a movimentação.

Sobre o projeto Conferências Dançantes

Conferencia dançante com Maria Acselrad – 13 de maio no MIS – Fortaleza – CE – Foto de Deivyson Teixeira

Compreende-se como “conferência dançante” a apresentação, realizada por uma pessoa ou um coletivo, em que o público é convidado a intervir livremente, tornando a conferência um processo de composição coletiva, uma vez que ele é convidado a improvisar a partir de como é afetado pela proposição de cada conferencista, assim como aquela de cada conferente é modificada pelas intervenções da plateia, conforme explicam seus criadores.

As conferências fazem parte do projeto de pesquisa artística e extensão “Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica”, coordenado pela artista e professora Emyle Daltro, vinculado aos cursos de Dança do ICA. Essa ação conta com a presença de diversas personalidades que irão conduzir as conferências.

Ficha técnica do projeto

Coordenação: Emyle Daltro

Proponente: Antonio Layton Souza Maia

Produtor executivo: Jota Júnior Santos