Chamada de Publicação do dossiê “Quadrinhos, Comunicação e entremeios: diálogos possíveis” segue até 31 de agosto

Data de publicação: 6 de julho de 2023. Categoria: Sem categoria

ppgcomics.pngO grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM da UFC), e responsável pela organização da Oficina de Quadrinhos, está com chamada de trabalhos para compor o selo editorial PPGComics, até 31 de agosto. O dossiê “Quadrinhos, Comunicação e entremeios: diálogos possíveis” (volume 1) conta com produções acadêmicas de pesquisadores de quadrinhos e quadrinistas-pesquisadores, e está com a chamada aberta para submissões de doutores, mestres, graduados e pessoas ainda em formação na graduação e na pós. Confira um trecho da chamada:

Primeiro ebook do selo editorial PPGComics, o volume busca apresentar a produção acadêmica na área e os quadrinhos em sua dimensão comunicacional, bem como em sua interação com outros campos de estudo – Artes, Design, Educação, Letras, Linguística etc. Propõe-se um ponto de convergência entre pessoas pesquisadoras de quadrinhos, quadrinistas-pesquisadoras e aquelas cujas pesquisas se encontram no “entre” dos diálogos interdisciplinares.

Três linhas temáticas estruturam essa coleção:

I) Quadrinhos e linguagem: o meio, a poética e os diálogos intermediáticos.

II) Quadrinhos e sociedade: discursos e representações sociais.

III) Quadrinhos e mediação: o uso do meio como instrumento em processos de aprendizagem, socialização e outros processos comunicacionais.

Podem ser enviados trabalhos nas seguintes modalidades:

a) Pesquisas: artigos, resumos expandidos e ensaios (formatos .docx e .pdf), entre 3.500 e 7.000 palavras (com, no máximo, 40.000 caracteres).

b) Pesquisas-produções: pesquisas produzidas na linguagem dos quadrinhos, total ou parcialmente. Nesta modalidade, é possível enviar um trabalho inteiramente confeccionado em quadrinhos ou que contenha alguma seção em quadrinhos (ex.: considerações finais). Os trabalhos devem ter até 6 páginas (coloridas ou em preto e branco, formato .jpg ou .png, com resolução mínima de 300 dpi). Solicitamos que as páginas do trabalho em quadrinhos se adequem ao formato retrato (página vertical nas proporções do padrão A4, 21×29,7cm).

c) Traduções: textos acadêmicos traduzidos para o português (formatos .docx e .pdf), com documentos comprobatórios da concessão da pessoa autora e do editor original, entre 3.500 e 7.000 palavras.

Os trabalhos devem ser inéditos. Pode-se publicar artigos com pesquisas apresentadas em eventos, desde que com alteração de, pelo menos, 40% do teor em relação ao texto anterior. As submissões devem ser feitas até 31/08/2023 para o e-mail oficinadequadrinhos@ufc.br, com o assunto “Submissão PPGComics”. No corpo do e-mail, envie uma biografia sua, com até 100 palavras.

Para acessar a chamada completa segue o link: