Conselho do ICA decide pelo adiamento da VI Mostra ICA

Data de publicação: 28 de abril de 2020. Categoria: Sem categoria

O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, por meio de decisão aprovada em reunião do Conselho do ICA, em 14 de abril de 2020, e por avaliação técnica do Setor de Comunicação e Produção Cultural, comunica que a VI Mostra ICA está adiada, sendo transferida, a princípio, para novembro de 2020.

A decisão segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, que preconizam o isolamento social como forma de prevenção e controle do crescimento do contágio da população pelo novo coronavírus (COVID-19). Com a necessidade de evitar aglomerações, fica impedida assim a realização em formato presencial do evento.

Avaliou-se, também, que seria inviável realizar a Mostra em formato on-line, tendo em vista: a pluralidade de propostas artístico-culturais (música, dança, teatro, performance, artes visuais, audiovisual, oficinas, entre outros); a natureza coletiva  de alguns proponentes; e as limitações técnicas e de infraestrutura necessárias para viabilizar a transmissão on-line de cada trabalho pelos proponentes, sobretudo, pelos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social.

A VI Mostra ICA recebeu um total 84 apresentações, que somam 243 integrantes envolvidos entre estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFC. Além disso, a produção do evento conta com 03 produtores culturais, 04 bolsistas, demais membros da equipe técnica de produção e cerca de 50 voluntários que haviam se inscrito para dar apoio na realização de toda a programação. A intenção é que, com a realocação do evento para data posterior, passamos garantir a plena realização dos trabalhos inscritos, com qualidade e proteção para os envolvidos, bem como possa ser assegurada a participação de todos os integrantes que se inscreveram nesta edição, garantindo o direito à democratização do acesso de todos da comunidade universitária.

Encontros Universitários – A Mostra ICA reúne produções artísticas, culturais e técnicas dos cursos de graduação e pós-graduação do ICA e da UFC, proporcionando à comunidade acadêmica e à sociedade grande aproximação com os resultados alcançados pelos alunos em suas áreas. Apesar de acontecer paralelamente aos Encontros Universitários desde a sua terceira edição, a Mostra ICA não integra oficialmente a sua programação como um encontro, e, portanto, em virtude de suas especificidades, não fará parte da realização dos Encontros Universitários 2019, que acontecerá de modo virtual, em maio de 2020.

Mais informações: Setor de Comunicação e Produção Cultural do ICA / E-mail: cultura.ica@ufc.br