A XXVII Mostra Travessias da Cena, do curso de Teatro – Licenciatura, acontece de 29 de junho a 14 de julho no Tupa

Data de publicação: 27 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

Entre os dias 29 de junho e 14 de julho, os estudantes do curso de Teatro – Licenciatura apresentam suas produções artísticas e acadêmicas desenvolvidas ao longo deste semestre, na 27ª edição da Mostra Travessias da Cena. Essa é uma ação do projeto de extensão Cena e Sociedade do curso de Teatro e consiste na exposição dos trabalhos dos discentes ao longo dessas semanas.

Na semana de abertura, ocorrem as apresentações de “Sonhei que era um Byxü” e “Ruínas” nos dias 29/06 às 20h e 30/06 às 19h, respectivamente. São pesquisas artísticas desenvolvidas na disciplina Autorias Coletivas da Cena, cuja orientação é da professora Renata Kely, e falarão sobre perdas, sonhos, luto, luta, ilusões e a expectativa de novas viradas. Já nos dias 3 e 4 de julho, haverá o Seminário Formação e Docência: Partilhando Percursos, que objetiva compartilhar experiências e avaliar as atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados e nos núcleos do Programa de Residência Pedagógica.

Ainda na segunda-feira 3, serão apresentados os trabalhos da disciplina Laboratório de Direção: Work in Process, da docente Carol Vieira. Vale destacar a parceria de parte dessas pesquisas com o Instituto da Primeira Infância (Iprede), culminando com o Travessias da Cena na composição da terceira edição do Teatro de Primeira – festival de teatro voltado para o público de primeira infância –, que ocorrerá de 4 a 27 de julho no Iprede. Mais informações podem ser encontradas no instagram @atelieiprede.

A programação continua entre os dias 05/07 e 07/07 a partir das 18h com a Mostra Alarme, reunindo produções nas disciplinas de Laboratório de Direção: Work in Process, PPC: Encenação e Figurino e Adereços. Os discentes são orientados pelo professor Diego Landin, e a turma de Figurino e Adereços tem como co-orientadora a designer de figurino Isac Bento. Finalizando o cronograma, na sexta-feira (14), haverá a exibição dos curtas-metragens produzidos na cadeira O Ator e a Câmera, ministrada pela professora Juliana Carvalho, a partir das 14h. Todos ficarão salvos no Canal do YouTube do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC. Logo após a exibição, haverá a roda de conversa “A atuação para o cinema e o audiovisual: perspectivas e desafios”, com os convidados Démick Lopes e Georgina Castro, encerrando a programação geral da XXVII Mostra Travessias da Cena.

Serviço:

XXVII Mostra Travessias da Cena

Data: 29 de junho a 14 de julho de 2023

Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA)

Horário: Confira detalhes da programação nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA

Realização: Curso de Teatro-Licenciatura e Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno

Coordenação Geral: Tharyn Stazak e Diego Landin

Comissão organizadora: Renata Kely, Juliana Carvalho, Carolina Vieira, Grá Dias, Linekely Aguiar