Professora dos cursos de Dança (ICA/UFC) apresenta sua pesquisa transdisciplinar em live e espetáculo artístico

Data de publicação: 17 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria
Ana Carolina Mundim, espetáculo DEEP.

Ana Carolina Mundim, espetáculo DEEP. Foto: Camila Souza

Projeto de pesquisa que alia conteúdos de improvisação em dança a conteúdos de física quântica, coordenado pela professora pós-doutora dos cursos de Dança do ICA/UFC, Ana Carolina Mundim, é tema de discussão em live e inspira a criação do espetáculo DEEP. A pesquisa, focada na relação entre Artes e Ciências,  espera promover um reconhecimento íntimo entre os conceitos pesquisados, visando transcendê-los e provocar discussões acerca de nossa sociedade e nossas relações indivíduo-coletivo. DEEP propõe uma discussão metafórica sobre os nossos sistemas de controle sociais, os discursos produzidos sobre a aleatoriedade e o questionamento sobre a liberdade de escolha.

No último dia 30 de maio de 2020, a professora Ana Mundim realizou a Live Dança e Física Quântica na Perspectiva Transdisciplinar, com seu colaborador Prof. Dr. Xavier Vilasís, docente da Universitat Ramon Llull, em Barcelona, Espanha. No bate papo, os professores dialogam sobre conceitos centrais da física quântica abordados na pesquisa e as conexões com a improvisação em dança.

O espetáculo artístico “DEEP”, um dos desdobramentos dos estudos, está disponível on-line.   O espetáculo de composição em tempo real foi concebido e interpretado por Ana Mundim (Conectivo Nozes) em diálogo e com o suporte conceitual na física de Xavier Vilasís (coordenador do grupo de pesquisa Data Science for the Digital Society, do qual Ana também faz parte). A docente desenvolve pesquisas na interface entre física e dança desde 2009, tendo, nesse percurso, parcerias das físicas Glaucia Lopes (COTUCA/UNICAMP), Silvia Martins (UFU), a colaboração de Julio Cezar (CNPEM / LNLNLS), Tulio Rocha (CNPEM/ LNLS) e dos artistas Cesar Baio (UNICAMP) e Rachel Zuanon (UNICAMP). Em 2018 fez residência artística no Instituto de Teatro em VIC (Espanha), incluindo período intensivo de visitação ao LHC, maior acelerador de partículas do mundo, instalado no CERN, em Genebra. Em 2019 fez três meses de capacitação na UNICAMP (Depto Multimeios) com residência na Universitát Ramon Llul Barcelona. Na UFC, a docente mantém o Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço.

Em seu site também pode ser encontrado o artigo Física e Dança: unindo conceitos, resultado da parte inicial de seus estudos entre física mecânica e dança, realizado no Colégio Técnico de Campinas, no ano de 2009.
.
Fonte: Laboratório de Produção Cultural do ICA (E-mail: cultura.ica@ufc.br) / Profa. Pós-doutora Ana Carolina Mundim (E-mail: anamundimartes@gmail.com)
.