ICA realiza Masterclass com percussionista e professor canadense Mark Duggan

Data de publicação: 21 de janeiro de 2020. Categoria: Sem categoria
Foto de Mark Duggan

Mark Duggan é um artista versátil, compositor, arranjador e professor de música na Universidade de Toronto, no Canadá.

O Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará realiza, no próximo dia 31 de janeiro (sexta-feira), das 9h às 12h, Masterclass com o percussionista, compositor e professor da Universidade Toronto Mark Duggan. Com o tema “Questões técnicas da música popular e erudita e os desafios da atividade profissional como músico-professor”, o encontro é aberto a estudantes, educadores e profissionais da música e a toda a comunidade. A Masterclass acontece na sala HL 103 (Laboratório da Orquestra), no ICA, no Campus do Pici.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 29 (quarta-feira), por meio de formulário eletrônico. São ofertadas 70 vagas e o resultado dos selecionados será publicado no dia 30 (quinta-feira). Haverá emissão de certificado para os participantes.

No encontro, o público participará de um bate-papo sobre a vida profissional de Duggan e os desafios da atividade profissional como músico-professor, bem como poderá assistir a performance do percussionista e uma aula sobre questões técnicas da música popular e erudita.

Sobre Mark Duggan – Artista versátil, compositor e arranjador, Mark Duggan atua em vários gêneros musicais há mais de 40 anos. Sua mistura apaixonada de expressões clássicas e contemporâneas de percussão impressionou o público em todo o mundo em uma ampla variedade de cenários, incluindo performances com o grupo musical americano Philip Glass Ensemble, Ensemble Intercontemporain de Paris com o maestro Pierre Boulez, o grupo de percussão Nexus, e é um artista regular da Sinfonia de Toronto, New Music Concerts e Esprit Orchestra, no Canadá. Duggan colaborou com muitos compositores contemporâneos e também se apresentou com muitos artistas de jazz e world music, incluindo Diana Krall, Charlie Haden, Maria Schneider, guitarrista brasileira Guinga e por dez anos se apresentou com seu próprio grupo Vuja dé. Ele também é membro fundador do Evergreen Club Contemporary Gamelan (desde 1983), que já percorreu toda a Europa, Ásia e EUA.

Duggan possui mestrado em Belas Artes em percussão mundial, pelo Instituto de Artes da Califórnia, e doutorado em Artes Musicais em Performance pela Universidade de Toronto, na qual atualmente é professor. Suas composições para percussão foram apresentadas em salas de concerto e universidades em todo o mundo. A última gravação de Duggan é uma coleção de samba e choro instrumental com o violonista brasileiro Marco Túlio, professor de música e atual diretor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

::SERVIÇO::

Masterclass “Questões técnicas da música popular e erudita e os desafios da atividade profissional como músico-professor”, com Mark Duggan
Quando: 31 de janeiro (sexta-feira), das 9h às 12h
Local: Sala HL 103 (Laboratório da Orquestra), no Instituto de Cultura e Arte da UFC (Campus do Pici)
Capacidade: 70 vagas
Inscrições até dia 29 de janeiro através de formulário eletrônico.

Mais informações: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: (85) 3366 9222 | e-mail: cultura.ica@ufc.br