Coletivo Areia e Cursos de Dança do ICA/UFC realizam o projeto “Conferências Dançantes”, que em maio, acontecerá neste sábado (13) na praça do Museu da Imagem e do Som
Data da publicação: 12 de maio de 2023 Categoria: Sem categoriaO Coletivo Areia e os cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) apresentam o projeto “Conferências Dançantes”, o qual realiza ações mensais de fevereiro a setembro de 2023, em variados espaços culturais de Fortaleza. Em maio, a apresentação ocorrerá no dia 13, a partir das 18:30h, na Praça do Museu da Imagem e do Som (MIS) (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza). Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente em formulário on-line, que também está disponível nas redes sociais do Coletivo Areia e no site dos cursos de Dança da UFC.
Neste mês, a participação é de Maria Acselrad, dançarina, performer e antropóloga, professora do Curso de Dança e da pós-graduação em Antropologia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Maria é pesquisadora das culturas populares e tradicionais, com foco nas danças da Zona da Mata norte de Pernambuco. Sua conferência tem como título “Ver e dançar, dançar e ver – questões de perspectiva e possibilidades de registro em movimento”, cujo intuito é compartilhar um pouco dos processos e métodos de pesquisa em dança, articulando jogos, vídeos, manobras e experimentos de registro em primeira pessoa, a fim de responder a diversos questionamentos, como: “O que é preciso compreender em uma dança para, de fato, poder dançá-la?”
Os interessados em comparecer são orientados a portar uma garrafa com água e usar roupas flexíveis que permitam a movimentação.
Sobre o projeto Conferências Dançantes
Compreende-se como “conferência dançante” a apresentação, realizada por uma pessoa ou um coletivo, em que o público é convidado a intervir livremente, tornando a conferência um processo de composição coletiva, uma vez que ele é convidado a improvisar a partir de como é afetado pela proposição de cada conferencista, assim como aquela de cada conferente é modificada pelas intervenções da plateia, conforme explicam seus criadores.
As conferências fazem parte do projeto de pesquisa artística e extensão “Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica”, coordenado pela artista e professora Emyle Daltro, vinculado aos cursos de Dança do ICA. Essa ação conta com a presença de diversas personalidades que irão conduzir as conferências.
Ficha técnica do projeto
Coordenação: Emyle Daltro
Proponente: Antonio Layton Souza Maia
Produtor executivo: Jota Júnior Santos
Integrantes/pesquisadores do Coletivo Areia:
Antonio Layton Souza Maia
Catherine Furtado dos Santos
Emyle Daltro Pellegrim
Érica Evangelista Ribeiro Vieira
Francisco Rubéns Lopes dos Santos
Iury Natasha Vieira de Oliveira
Janaína Martins Bento
Juliane Gonçalves Queiroz
Bolsista: Ângelo William
Registro audiovisual: David Francisco Rocha Leão
Design gráfico: Lucas Campos
Fotografia: Dan Pelegrin
Fonte: Profª Emyle Daltro, dos cursos de Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC ‒ e-mail: producao.myledaltro@gmail.com