Coletivo Areia e Cursos de Dança do ICA/UFC realizam o projeto “Conferências Dançantes” que, em abril, acontecerá nesta terça-feira (18) na Vila das Artes
Data da publicação: 14 de abril de 2023 Categoria: Sem categoriaO Coletivo Areia e os cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) apresentam o projeto “Conferências Dançantes”, o qual realiza ações mensais de fevereiro a setembro de 2023, em variados espaços culturais de Fortaleza. Em abril, a apresentação ocorrerá no dia 18, a partir das 18:30h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, Fortaleza). Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente em formulário on-line, que também está disponível nas redes sociais do Coletivo Areia e no site dos cursos de Dança da UFC.
Neste mês, a participação é de Wilfran Barrios Paz, artista e educador colombiano, diretor da La Corporación Cultural Atabaques, grupo que trabalha no desenvolvimento de programas orientados à investigação, difusão, preservação e fortalecimento das manifestações artísticas e socioculturais das/dos afrocolombianas/os. Sua conferência tem como título “Corpo, Dança, Território”, cujo intuito é promover o interesse em outras línguas criativas na prática, e questionar ao público: “como se desenvolvem os processos de produção de dança no território onde você mora?”. A conferência conta com o apoio da Escola de Dança da Vila das Artes, do Nodo – Mediación Cultural y Creativa e da gestora cultural Daniela Yara Cantillo Castrillón. Além disso, integra o II Seminário de Dança: infâncias em movimento, evento onde se discutem iniciativas de formação em dança, especialmente para o público infantil.
Os interessados em comparecer são orientados a usar roupas flexíveis que permitam a movimentação (de preferência cores escuras, sem marcas ou estampas), bem como computador ou caderno e, se possível, objetos e materiais como: três ou mais fotografias impressas das memórias mais relevantes de sua experiência de vida, saias, vestidos, calças, camisas que são mais marcantes em sua caminhada, tecidos de cores vermelha, branca, preta, amarela, verde, branca e roupas de grandes tamanhos já usadas e limpas.
Sobre o projeto Conferências Dançantes
Compreende-se como “conferência dançante” a apresentação, realizada por uma pessoa ou um coletivo, em que o público é convidado a intervir livremente, tornando a conferência um processo de composição coletiva, uma vez que o público é convidado a improvisar a partir de como é afetado pela proposição de cada conferencista, assim como a proposição de cada conferente é modificada pelas intervenções da plateia, conforme explicam seus criadores.
As conferências fazem parte do projeto de pesquisa artística e extensão “Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica”, coordenado pela artista e professora Emyle Daltro, vinculado aos cursos de Dança do ICA. Essa ação conta com a presença de diversas personalidades que irão conduzir as conferências.
Ficha técnica do projeto
Coordenação: Emyle Daltro
Proponente: Antonio Layton Souza Maia
Produtor executivo: Jota Júnior Santos
Integrantes/pesquisadores do Coletivo Areia:
Antonio Layton Souza Maia
Catherine Furtado dos Santos
Emyle Daltro Pellegrim
Érica Evangelista Ribeiro Vieira
Francisco Rubéns Lopes dos Santos
Iury Natasha Vieira de Oliveira
Janaína Martins Bento
Juliane Gonçalves Queiroz
Bolsista: Ângelo William
Registro audiovisual: David Francisco Rocha Leão
Design gráfico: Lucas Campos
Fotografia: Dan Pelegrin
Fonte: Profª Emyle Daltro, dos cursos de Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC ‒ e-mail: producao.myledaltro@gmail.com