Mostra ICA – Fortaleza Criativa divulga programação artística e cultural, que acontecerá no dia 26 de novembro

Data de publicação: 16 de novembro de 2022. Categoria: Sem categoria

O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) divulga a programação artística e cultural da Mostra ICA – Fortaleza Criativa, que acontecerá no dia 26 de novembro, na Praia de Iracema (rua dos Pacajus) e no Museu da Imagem e do Som (praça do MIS e auditório do MIS). A mostra será realizada pela UFC em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a III Jornada Mundial de Design: Design e Literatura para um mundo em crise. A programação é gratuita.

O Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410) recebe, a partir das 17h, a Mostra Midiadança, com 12 videodanças criadas no âmbito do Laboratório de Dança e Multimídia do ICA/UFC por estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, além de parcerias externas e internacionais. Os trabalhos audiovisuais contarão com acessibilidade para Libras, na praça em frente ao MIS, e audiodescrição, no auditório. As traduções acesssíveis foram realizadas por Klístenes Braga, Rebecca Barroso, José Bezerra e Islândia Castro.

No palco localizado na rua dos Pacajus, na Praia de Iracema, integrando a programação da Feira Babado Fuá, a partir das 18h, teremos apresentação do Grupo Percussivo Acadêmicos da Casa Caiada, projeto de extensão vinculado à Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) e coordenado pela Profa. Dra. Catherine Furtado, com o show “Batucada – Casa Caiada”, com músicas voltadas para ritmos afro-brasileiros e canções autorais. Às 18h40, o poeta, compositor, batuqueiro e estudante de Teatro do ICA/UFC, Baticum Proletário apresenta seu EP de estreia intitulado “Salve”, com repertório autoral que inclui funk carioca, boombap, trap, rap, reggae, coco, maracatu cearense e brega funk. Em seguida, às 19h10, o grupo Tresillo, formado pelas professoras de música do ICA/UFC Maria Juliana Linhares, Catherine Furtado e o músico Michel Costa, apresentam repertório de canções de matriz africana em diálogo com a cultura indígena e a raiz da cultura sertaneja. Para encerrar a programação, o artista pop cearense e estudante do curso de Música do ICA/UFC Jackie X apresenta, às 20h10, um show autoral com muito rap, pop e funk, com letras políticas e dançantes e sonoridade internacional.

Confira a programação completa!

SERVIÇO:

III Jornada Mundial de Design

Programação da Mostra ICA – Fortaleza Criativa

Data: 26 de novembro de 2022 (Sábado)

Horário: A partir das 17h

Local: Praça do MIS e Auditório do MIS

Mostra Midiadança

*Com acessibilidade para audiodescrição e Libras

Horário: A partir das 18h

Local: Praia de Iracema – Rua dos Pacajus

Grupo Percussivo Acadêmicos da Casa Caiada, com “Batucada – Casa Caiada”

Baticum Proletário, com “Salve”