Curso de Licenciatura em Teatro promove palestra sobre saúde mental dos artistas em parceria com o SESC, neste dia 7 de outubro
Data da publicação: 5 de outubro de 2022 Categoria: Sem categoriaNunca antes se falou tanto em saúde mental quanto agora. Um estudo preliminar da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou que os índices de ansiedade e depressão aumentaram em 25% no mundo inteiro após a pandemia, sobretudo entre os mais jovens. Diversas mudanças no mundo do trabalho e na rotina produtiva ajudaram a moldar essa nova geração de pessoas adoecidas. Nas artes não seria diferente. Por isso, o curso de Licenciatura em Teatro do ICA-UFC, em parceria com o SESC Fortaleza, convida para a palestra “A saúde mental do artista no mundo contemporâneo neoliberal”, que acontece, no dia 07 de outubro, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno.
A palestra busca discutir as mudanças significativas e os novos valores que os artistas, muitas vezes, se veem obrigados a agregar às suas artes e mesmo às suas próprias vidas. O palestrante Lucas Dilacerda (Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pela Universidade Federal do Ceará) discorrerá sobre quatro eixos principais:
1) Produtividade: os artistas precisam ser produtivos e produzir várias obras;
2) Velocidade: os artistas precisam produzir rapidamente;
3) Visibilidade: os artistas precisam estar constantemente visíveis nas mídias sociais para não caírem na escuridão do esquecimento;
4) Individualidade: os artistas precisam buscar uma marca e assinatura própria que diferenciam a sua arte dos demais
Nesse sentido, o objetivo dessa palestra é apresentar a relação direta entre a saúde mental do artista com o mundo contemporâneo neoliberal que estamos todos vivendo e, assim, buscar alternativas mais criativas e saudáveis.
A palestra “A saúde mental do artista no mundo contemporâneo neoliberal” acontece no dia 07 de outubro, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno na Av. da Universidade, 2210 – Benfica. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Serviço
Palestra: “A saúde mental do artista no mundo contemporâneo neoliberal”
Quando: 07 de Outubro – Às 10h
Onde: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Benfica)
Convidado: Lucas Dilacerda
Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Filosofia Clínica, com ênfase em Arte e Afetividade, e Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte; e é integrante do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC. Vem realizando pesquisas nas áreas de Arte e Filosofia, com ênfase no pensamento de Spinoza, Bergson, Nietzsche, Foucault, Deleuze e Guattari, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Política e Arte Contemporânea.
Realização: Curso de Licenciatura em Teatro e Sesc Fortaleza
Entrada Franca e Livre