ProfArtes ICA/UFC realiza aula inaugural de 2022 com a presença de Márcia Strazzacappa
Data da publicação: 9 de março de 2022 Categoria: Sem categoriaNeste dia 16 de março, a partir das 19h, acontece o evento, de forma remota, que marca o início das atividades, em 2022, do Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (Prof-Artes) do Instituto de Cultura e Arte da UFC. A transmissão acontece no canal do ICA no youtube.
Para esta aula inaugural, o ProfArtes ICA/UFC conta com a presença da artista da dança, pesquisadora e clown Márcia Strazzacappa (livre-docente na UNICAMP), visando discutir acerca do difícil (mas não impossível) equilíbrio entre o fazer, o ensinar e o pesquisar artes na educação básica. A palestra, com o título “Enquanto faço, ensino. Enquanto ensino, penso. Enquanto penso, faço. Os desafios do Mestrado Profissional em Artes”, destaca sobretudo os desafios do momento atual após dois anos de readaptação às formas de produzir, ensinar e fruir arte. Compartilha ainda reflexões que foram tecidas nos encontros do Laborarte entre 2020 e 2021 e apresenta a coletânea por mim organizada intitulada Fazer, Pensar e Ensinar Artes Cênicas: Epistemologias do Extremo Leste do Brasil (Papirus, 2021).
AULA INAUGURAL – ProfArtes ICA/UFC 2022
Dia: 16/03/2022 Hora: 19h
Palestrante: Márcia Strazzacappa
Mediação: Profa. Juliana Rangel – ProfArtes ICA/UFC
Título: Enquanto faço, ensino. Enquanto ensino, penso. Enquanto penso, faço. Os desafios do Mestrado Profissional em Artes
Link para a transmissão
https://www.youtube.com/watch?v=I-wYQVuF7a4
MÁRCIA STRAZZACAPPA é artista da dança, pesquisadora e clown. Livre Docente (Unicamp), Doutora em Artes: estudos teatrais e coreográficos (Universidade Paris 8/França), Mestre em Educação, Bacharel em Dança e Licenciada em Pedagogia (Unicamp). Docente aposentada da Faculdade de Educação e colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Unicamp) e no Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional, Prof-ARTES/UFPB. Membro do Laboratório de estudos sobre Arte, Corpo e Educação/LABORARTE. Foi membro do comité científico (2015/2017) e coordenadora (2013/2015) do GT 24 Educação e Arte da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa em Educação). É membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas), do qual foi coordenadora do GT Pedagogia das Artes Cênicas (2018/2021). Dentre suas publicações destaca os capítulos no livro Ferreira (org.) “O ensino das artes: construindo caminhos”(2010), a obra “Educação Somática e Artes Cênicas” (2012) e a organização da coletânea “Fazer, pensar e ensinar artes cênicas: epistemologias do extremo leste do Brasil” (2021) com docentes e mestras do Prof-Artes/UFPB. Consultora Ad Hoc de vários órgãos de fomento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Ganhadora do Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação da Unicamp. marciastrazzacappa@gmail.com